terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Organizando fotos digitais

Antes da fotografia digital, os álbuns de foto que vinham da loja de fotografia eram suficientes para identificar a viagem ou local das fotos. Você escrevia na capa do álbum o conteúdo das fotos e pronto.

Com a fotografia digital a organização fica bem mais complexa. Se você tira muitas fotos e não se organiza logo, terá um enorme problema para encontrar suas fotos.
Você pode até criar pastas diferentes com o nome do lugar das fotos como por exemplo, “Tunisia 2009” ou “Aniversário Marcos 2010”. Contudo, lembre-se de que as máquinas digitais nomeiam e numeram as fotos automaticamente. Depois de algum tempo você passa a ter fotos com o mesmo nome, como por exemplo DSC2012.JPG.

Alterando os nomes pelo Windows
A forma mais simples de alterar o nome de todos os arquivos de uma pasta, dando um nome sequencial é simples. Abra a pasta onde estão as fotos e selecione todos os arquivos. Pressione a tecla F2. O nome do primeiro arquivo ficará disponível para edição.



Digite o nome que deseja dar a todos os arquivos. Por exemplo "Tunisia2008" e pressione . Todos os arquivos da pasta serão renomeados sequencialmente no formato Tunisia2008(1), Tunisia2008(2) e assim por diante.




O Panda Batch Files Renamer é um programa ideal para alterar o nome de vários arquivos de uma só vez e com muitas opções. Ele tem uma interface baste simples.
O nome original é exibido ao lado do futuro nome do arquivo. Assim é possível ver se é aquilo mesmo que o usuário deseja.

Você pode inserir um texto, número sequencial, data e hora, dados da foto.
Pode remover caracteres, números, letras, símbolos ou todo o texto. Pode ainda trocar o texto de minúsculo para maiúsculo ou cortá-lo.
O bom é que o programa registra um histórico das mudanças permitindo desfazê-las se algum erro for cometido.

Selecionando arquivos e pastas
Na tela inicial do programa clique na opção Add Files no canto esquerdo superior. Uma janela se abre onde você pode escolher os arquivos e pastas que deseja renomear. Você pode optar por acidionar todos os arquivos ou manter a tecla CTRL pressionada enquanto seleciona os arquivos. Após ter selecionado tudo, clique em “Add selected files”. Todos os arquivos são exibidos na janela principal do programa..
Nomeando seus arquivos
Na parte inferior da tela, você encontra todas as opções que precisa para renomear seus arquivos. Por exemplo, para trocar o nome atual da foto que pode estar no formato DSC2345.jpg para “ViagemLondres0001” onde 0001 será um número sequencial aplicados a todas as fotos. Você deve clicar no botão Remove e selecionar “all text”. Depois clicar no botão Insert e Digitar “ViagemLondres”. Em seguida clique em insert e escolha sequencial number. Selecione a opção at the end para que o número fique no final do arquivo. Agora basta clicar em rename all files e confirmar a operação na próxima caixa de diálogo.
O Panda pode ser obtido em http://animal-software.com/panda-batch-file-renamer.html

Nenhum comentário: