terça-feira, 2 de agosto de 2011

Encontrando sites similares sem usar o Google


O Google mudou a vida de quase todos que buscam informações. Contudo, dada a quantidade de dados e sites que ele retorna, muitas vezes gastamos um tempo enorme filtrando os sites e links que ele nos retorna.

Esse trabalho de garimpagem pode ser melhorado com a utilização de um pequeno complemento disponível para os navegadores Internte Explorer, Chrome e Firefox. Com a extensão chamada SimilarSites você pode conhecer outros sites parecidos com aquele no qual está navegando sem ter que fazer uma busca específica em algum site de busca como o Goggle ou Bing. Esse complemento sugere os sites parecidos em um local a ser definido pelo usuário como uma barra lateral no navegador.

Para baixar o add-on acesse o site: http://www.similarsites.com/similarweb/learnmore.aspx

Após fazer a instalação o programa pede para você reiniciar o Firefox. Quando ele carregar novamente você tem que optar por usar o add-on como um botão ou barra de ferramentas. Eu prefiro utilizar o estilo Botão.

A partir da instalação, toda vez que entrar em algum site, o add-on pesquisa o tema do site e prepara uma lista de sites similares que são exibidos num painel lateral na janela atual ou então, se pressionar o botão SimilarSites na barra de ferramentas, em uma janela suspensa.

É uma pré-pesquisa feita para todo site em que o usuário navegar. Com a lista aberta, basta clicar num dos sites exibidos. Uma vantagem inicial desse complemento sobre os sites de busca é a exibição de uma miniatura da página inicial dos sites propostos.

Para mudar as configurações de exibição clique no botão Similarsites e na opção configurações na parte inferior da janela que se abre. Lá poderá mudar o modo de exibição do entre botão e barra, assim como a localização de exibição dos sites.
Em alguns testes que realizei o programa foi muito sugestivo em suas opções de sites. É claro que dependendo do assunto do site atual, você poderá não ter nenhuma indicação. Mas no geral ele é extremamente útil para quem vive pesquisando na internet.

Nenhum comentário: