segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Criando montagens com suas fotos digitais.

Você deve ter centenas ou milhares de fotos digitais em sua máquina. Mas certamente tem muito poucas delas impressas ou visualizadas com frequência. Fotos são, para mim, algo muito emocional. Sua finalidade é capturar um momento do tempo que foi importante o suficiente para ser registrado. Uma festa, um evento, uma viagem.

Eu tenho o hábito de selecionar as melhores fotos de um grupo e criar colagens, criando uma “fotona” que exibe diversas fotos. Muitas eu imprimo como um resumo da viagem ou evento. Outras uso como papel de fundo do micro.

Um dos programas mais versáteis para criar colagens é o CollageIt disponível para download em http://ht.ly/411Qy.
O funcionamento do programa é muito simples. Em poucos segundos pode ser criada uma colagem das suas melhores fotos. Você precisa seguir três passos. O primeiro é selecionar as fotos que comporão a colagem. O segundo é gerar a montagem e o terceiro salvar a imagem final.
Para selecionar as fotos clique no botão Add e escolha aquelas que desejar. Para criar a montagem basta pressionar o botão Generate Layout. Você verá as fotos no painel central do programa. Se não gostou da disposição das fotos basta clicar novamente no botão Generate. Se você gostou do formato do layout mas gostaria de mudar fotos de posição, pressione o botão Shuffe. Ele preserva o formato mas vai trocando as fotos de lugar.


Uma vez que você tenha gostado do resultado pressione o botão Save. Na versão gratuita o fabricante coloca uma marca d’água no canto direito da montagem, mas nada que atrapalhe a beleza do resultado.
Depois de se acostumar com as montagens automáticas, você poderá customizar o resultado alterando parâmetros nas Guias Layout e Photo que ficam ao lado direito da janela. A montage feita de forma padrão deixa todas as fotos alinhadas na vertical e horizontal. Se você marcar o botão Auto Rotate, as fotos ficarão desalinhadas, como se tivessem sido espalhadas.

Se você marcar o botão Auto Sparse as fotos não serão distribuídas por toda a superfície da página, elas ficam mais espalhadas deixando espaços em branco entre elas.
No painel photo Count você pode escolher a quantidade de fotos que serão usadas na colagem. Pode ser todas (use all photos) ou escolhida uma quantidade de fotos.

2 comentários:

Carol Lo Re disse...

Adorei a dica e ja fiz algumas montagens.
Obrigada.
Carol Lo Re

Igor Vieira disse...

Valeu pela dica.