segunda-feira, 25 de abril de 2011

Avaliação do Citroën C-Zero totalmente elétrico

Tive a oportunidade de rodar por dois dias com o Citroën C-Zero, o primeiro carro elétrico lançado pela montadora francesa. Minha avaliação foi muito positiva. Veja o vídeo e depois leia as considerações.



Por onde eu parava o carro, pessoas olhavam com curiosidade. O emblema Full Eletric chamava a atenção de manobristas.Chamava a atenção também pelas linhas arrojadas de sua carroceria. Com 3,47m de comprimento ele é maior do que um smart e 30 cm menor do que o novo uno. Problemas para estacionar não tive nenhum.


Mas foi dirigindo que as boas surpresas apareceram. Mesmo custando 35.500 euros, quase o triplo de um carro do mesmo porte, o C-Zero se paga pela exclusividade, pelo lado ecológico e há que se computar, ao longo do tempo, a economia de combustível fossil que continua nas alturas.

Performance

Com 47 Kw ou o 64cv de potência o carro pode ser comparado a um carro convencional com motor 1.0. Contudo, o motor elétrico está sempre 100% disponível, o que torna as acelerações e retomadas mais rápidas do que os carros com motor à combustão.

Com receio de levar uma multa, levei o pequeno a 125 Km/h num dos anéis viários de Paris. A aceleração com o cambio automático é muito rápida. O fabricante fornece números de 0 a 100 em 15 segundos. A arrancada, contudo, é mais rápida do que num carro 1.0. Com 4 pessoas à bordo a perda de aceleração foi menor do que aquela de um 1.0.


"Enchendo o tanque"

Uma tomada 220 é tudo o que você precisa para recarregar as baterias de Lítio.

A fabricante indica uma autonomia de 150 Km para o C-Zero, estando as baterias completamente carregadas.

São necessárias seis horas para recarregar totalmente as baterias quando se usa uma tomada 220 convencional. O Carro possui duas opções de recarga, além desta, uma outra especial com voltagem e amperagem maior ( 50 Kw e 440 v) fornecem 80% da carga em apenas meia hora.

O carro possui a tecnologia de recuperação de energia cinética que permite transformar a energia das freadas em eletricidade para as baterias. Dessa forma, toda vez que você pisa no freio, está dando mais autonomia para o carro.

Com baterias de Lítio-ion de última geração, não existe o problema de memória das baterias, podendo ser carregadas com qualquer nível de carga e quantas vezes forem necessárias.

Andei aproximadamente 70 Km com o carro e o indicador de carga não havia chegado à metade, o que me leva a crer que a autonomia de 150 Km é bem real. Depois de algum tempo é possível pegar o jeito do carro e estender a autonomia com um modo de condução mais apropriado.


Andando com o C-Zero.

Se você já dirigiu um carro automático, não há o que acrescentar ao modo de condução. Ligue o carro, pressione o pé no freio, coloque o cambio na posição D, solte o freio de mão e acelere.



Temos apenas que nos acostumar com a falta de barulho do motor. Para saber que o motor esta ligado é necessário olhar para o painel e ver a mensagem "ready". Algo parecido com andar com um carrinho de golfe, basta acelerar e frear.

O painel é bem espartano e funcional. À esquerda um indicador do nível de energia e marcha selecionada. O mostrador de velocidade à direita e no centro um equivalente a um vacuômetro que indica o consumo de eletricidade que esta ocorrendo em função da aceleração. Ao pisar no freio o ponteiro entra na área denominada "Charge" indicando que a energia está sendo armazenada.

A novidade de hoje, será sem dúvida o trivial da industria automotiva em poucos anos. Se eu morasse por lá certamente teria um desses na garagem.

Nenhum comentário: