quarta-feira, 16 de março de 2011

Desastre no Japão é usado como isca para golpes na Internet

Depois ficamos com pena da humanidade quando, num filme de Hollywood, alienígenas invadem a terra para destruí-la com a justificativa que somos uma raça subdesenvolvida e não digna.

Equipe da ESET detecta ameaças na América Latina relacionadas ao terremoto

São Paulo, março de 2011 - Com a grande repercussão do terremoto e subsequente tsunami no Japão na mídia internacional, os criminosos virtuais novamente estão aproveitando a curiosidade e o temor das pessoas quanto ao tema para tirar proveito. É o que diz a equipe do Laboratório de Pesquisa em Ameaças Digitais da ESET América Latina. Como as autoridades colocaram em alerta alguns países da região, e-mails com spam e demais ameaças direcionadas aos países latinos têm rondado a Internet.

Ataques virtuais semelhantes ocorreram durante a repercussão de incidentes como o resgate dos mineiros chilenos e o terremoto na Nova Zelândia em fevereiro. As mensagens infectadas com malware podem causar danos diversos, desde roubar senhas a dados bancários dos usuários infectados.

Segundo a ESET, exemplos de mensagens suspeitas incluem notícias impactantes ou convites para doações de caridade que chegam ao usuário por e-mail ou redes sociais, com links que na verdade direcionam a downloads de vírus e outras ameaças. Ataques de Black Hat SEO, que consistem em posicionar links maliciosos nas primeiras páginas de sites de busca, também estão entre as estratégias criminosas detectadas.

Para ajudar os usuários a tomarem atitudes preventivas, a equipe da ESET divulgou algumas dicas de segurança, como suspeitar de links com supostos vídeos ou imagens inéditas da tragédia, evitar entrar em sites desconhecidos e não enviar dinheiro a entidades beneficentes que sejam comprovadamente legítimas.

* fonte : Agencia Ideal

Nenhum comentário: