terça-feira, 15 de março de 2011

Dica de Fotografia: Não erre mais – Contraluz

Tirar fotos dentro de casa ou do escritório coloca o fotógrafo de frente a um inimigo implacável: A contra-luz. Trata-se da luz que vem de fora, entrando por portas e janelas e que se projeto por trás das pessoas ou objetos fotografados.

O resultado de uma foto nessa situação é inevitável, as pessoas saem escuras e o fundo muito claro. A razão dessa situação é que a máquina avalia a luz que chega até ela e conclui que existe muita luz (de fundo) o que faz com que ela aumente a velocidade ou diminua a abertura do diafragma.

Essa situação pode ser resolvida facilmente. Basta forçar o disparo do Flash. Dessa forma, a câmera considera a claridade natural da foto, dando prioridade para a quantidade de luz que vem por trás das pessoas e o flash compensa a escuridão que seria causada nos rostos.

A próxima foto foi tirada focando nas duas mulheres. O resultado foi a escuridão sobre as modelos.



Na mesma situação forçamos o disparo do flash e o resultado obtido foi bem melhor.



Simples não?

O contraluz não precisa ser um inimigo. em algumas situações ele pode ser aproveitado. Por exemplo, na próxima foto, ao tentar fotografar o Grand Canyon de dentro de uma sala, uma mulher entrou no quadro. Usei a medição de luz pontual da câmera, ao invés da medição centralizada e isso fez com que a medição considerasse apenas a luz da paisagem, deixando a moça completamente escurecida, causando uma silhueta bastante interessante.

Nenhum comentário: