quinta-feira, 10 de março de 2011

Dica de Viagem: Londres. Explore a cidade de uma forma diferente.



Londres é bem parecida com São Paulo. É uma Mega cidade com milhões de habitantes e carros, possui parques e um transito que não é nada fácil para os motoristas. Mas tem uma grande diferença para quem gosta de pedalar. Ela recebe muito bem aqueles que se dispuserem a conhece-la numa bike.

Londres é uma cidade convidativa para quem gosta de pedalar. Ela é praticamente plana o que facilita a escolha de vários percursos sem nos preocuparmos com a topografia. E o mais importante é que a cidade está sendo cada vez mais cuidada para oferecer ao ciclista nativo e ao visitante condições ideais para pedalar.

Não menos importante é a consciência e a educação dos motoristas londrinos com relação a bike. Lá o respeito é total. Se você e um ônibus chegarem juntos numa esquina, tenha certeza de que o grandão irá lhe dar preferencia.
É algo tão impensável como você andar de bike na avenida Paulista, em São Paulo, as 18 horas e todos os motoristas lhe darem espaço, distância e prioridade para circular.

Se o seu destino é apenas Londres você pode optar por levar sua bike, ou então alugar uma para não ter o trabalho de transportá-la. Existem duas alternativas. As bicicletas públicas de Londres ou alguma empresa particular.

Nas duas vezes que pedalei em Londres usei o serviço da http://www.gopedal.co.uk/. Você contrata o aluguel pelo período que quiser e as bikes são entregues e retiradas onde você quiser. Numa das vezes peguei a bike de manhã, pedalei o dia inteiro e entreguei a bike num outro ponto sem me preocupar em voltar ao ponto de origem. Na outra vez fiquei com ela 3 dias. Todas as bikes vem com um capacete e cadeado. É lá é primeiro mundo, mas se deixar uma bike sem cadeado parece Brazil. O custo é de 35 libras por dia, e vai diminuindo em função da quantidade de dias alugados. 3 dias custam 60 libras.

Bicicletas Públicas

Barclays Cycle Hire, é assim que se chama o serviço de aluguel de bikes públicas em Londres. O objetivo é facilitar o deslocamento de pessoas de um ponto a outro da cidade. Você pega a bike num local e devolve em outro. Os pontos de retirada normalmente ficam próximos a estações de metro e ônibus, o que facilita o seu uso e devolução.



Qualquer pessoa pode utilizar as bikes. Residentes ou turistas tem os mesmos direitos. O funcionamento é simples e muito barato. Primeiro é necessário se cadastrar no site. Você paga duas taxas, uma para ter o direito a uso, chamada Acess fee e que custa 1 Libra por dia ou 5 libras por semana. A segunda é a taxa de uso, cobrada em função do tempo de uso. Até meia hora é grátis. 1 hora custa 1 libra, 2 horas 6 libras, 6 horas 35 e 24 horas 50 libras.

O segredo de se pagar pouco é usar as bikes para ir de um ponto ao outro, devolvê-las e pegar outra para voltar ou continuar o passeio. Por exemplo, se você planejar um roteiro e devolver a bike dentro de intervalo de 1 hora ao longo do percurso não vai gastar mais do que 6 ou 8 libras para usar a bike o dia inteiro. Para se cadastrar e obter mais informações consulte o site http://bit.ly/bVHYfQ.

London oferece muitas opções para ser percorrida numa magrela. Se você não se sentir muito seguro em pedalar sozinho, ou se a língua for uma barreira uma boa opção é o site http://www.touristguides.org.uk/cil/ que pertence a uma associação de guias locais que fazem City tour para ciclistas. No site basta selecionar um dos roteiros disponíveis, o período e a língua na qual o guia deve se comunicar. Sim, português está entre elas.

A municipalidade londrina está investindo 111 milhões de libras só este ano na implantação de supervias para bikes que ligaram o centro aos subúrbios da cidade. Um vídeo ilustrativo desta iniciativa pode ser visto em http://bit.ly/bplzhd

O site London Cycling Campaing - http://www.lcc.org.uk/ - incentiva a adoção da bike como meio de transporte e concentra informações para comunidades participarem da campanha. O nível de consciência é tal que existe até mesmo um link para relatar buracos nas ruas. Tudo para tornar a pedalada mais segura.
Sugestão de rota.

O Ibirapuera que me desculpe, mas os parques londrinos são um show para pedalar, mesmo para ciclistas experientes. O Hyde Park é enorme, amplo e tranquilo para começar um passeio de bike. De uma volta completa no complexo Hyde Park / Kensington Gardens.


Do Hyde Park cruze o Green Park e passe em frente ao palácio de Buckingham, de preferencia por volta das 11 horas para aproveitar e ver a troca da guarda.



Siga pelo Saint James Park , pela Avenia Pall Mall e vá até a Horse Guards, o edifício onde ficam os cavalos usados pela guarda da rainha. De lá siga até a Abadia de WestMinster e não deixe de fotografar o Big Ben.



Se o fôlego estiver em ordem, atravesse a ponte em direção à London Eye, a roda gigante que rivaliza com o Big Bem pela atenção dos turistas. A Calçada que margeia o rio Tâmisa é compartilhada com pedestres e ciclistas. Preste sempre atenção pois em alguns pontos não é permitido pedalar. Você deve empurrar a bike.




Continue seguindo o rio em direção a Torre de Londres. Em alguns momentos você terá que subir alguns degraus com a bike para poder continuar a pedalada. Em outros você terá que se afastar da beira do rio e pegar uma rua paralela. O importante é sempre voltar para o rio assim que for possível.



Essa rota, feita tranquilamente, deve levar umas quatro horas, considerando as paradas para fotos e apreciar a agitada vida londrina.



Serviço:
Se você levar sua bike para a Inglaterra sugiro usar a TAM como linha aérea. Ela não cobra nada para despachar sua bike. Basta empacota-la adequadamente e não exceder o limite de dois volumes de bagagem permitidos.

Antes de pedalar em Londres, sugiro que o leitor gaste algum tempo em alguns sites que irão ajudar muito a sua pedalada. O principal deles é http://www.tfl.gov.uk/roadusers/cycling/11598.aspx

Lá você terá informações sobre Você pode planejar uma rota que combine pedalar e usar o metro para ir ou voltar de um ponto da viagem. Bicicletas dobráveis podem ser transportadas em todas as linhas do metro. Bicicletas convencionais podem utilizar apenas algumas . No link http://bit.ly/chW945 voce encontra um mapa com as linhas e horários permitidos.

Mapas com rotas de bike podem ser conseguidos gratuitamente na maioria das bicicletarias de Londres. Contudo, se você quiser já ter uma ideia das rotas que poder fazer, use o site http://bit.ly/dlMeVs lá basta colocar o ponto de origem e destino para que uma rota seja traçada com as melhores vias para ciclistas. Ela pode ser impressa ou então exportada para um GPS. Mais fácil impossível.

Nenhum comentário: