terça-feira, 1 de março de 2011

Viagem: Destino Suiça. Um país para inverno e Verão.

Parte 1 de 3.
Em três postagens mostraremos os encantos da Suiça.

Prepare-se para o inverno na Suiça, mas prepare-se também para o verão. O país talvez seja um dos destinos mais injustiçados do verão europeu pelos brasileiros.
Pensar na Suiça é pensar em chocolate, queijo, neve, pistas de esqui e , em tempo, relógios. Mas o país oferece muito mais e não apenas no inverno.
O Alpes são cenários encantadores no inverno e mais ainda no verão. Entre seus vales escondem-se geleiras eternas, cachoeiras, castelos, cidades medievais e lagos que podem se tornar um dos melhores lugares para se passar o verão europeu.

Suas dimensões reduzidas tornam o país uma fascinante amostra do resto da Europa. São três culturas diferentes em função dos países que fazem fronteira e que permeiam os hábitos de seus habitantes sem tirar suas peculiaridades. Imagine só num estado pouco menor do que São Paulo se falar quatro idiomas distintos. O mais falado é o alemão, seguido do francês que domina o oeste, do italiano mais falado ao sul e do Romanche uma língua falada na época dos romanos que ainda é cultivada por pessoas que vivem no cantão (estado) Les Grison.

Embora pareça pequeno, o país, em função de sua topografia, oferece milhares de quilômetros para trekking e prática de mountain bike.


Para experimentar a grande variedade de opções que o pais oferece o leitor pode aceitar o desafio de fazer um circuito diferente, onde poderá pedalar, nadar, fazer trekking, rafting e até mesmo visitar o subterrâneo de uma usina hidroelétrica, com direito a fazer rapel em sua parede mais alta.

A melhor forma de se deslocar pela Suíça é usando sua extensa malha ferroviária. Lembra que a Suiça é o país do relógio? Pois bem, é também o país do horário exato e preciso para partidas e chegadas de trem. 14:38 significa que o trem vai partir as 14:38 e não 14:39. Algumas conexões podem te deixar com apenas 3 minutos para mudar de trem. No começo você acha que não consegue, mas depois vê que tudo funciona como um... relógio suíço.


O roteiro proposto nessa matéria convida o leitor para a prática de atividades ao ar livre e o levará a diversas regiões do país.

A primeira atividade é a montain bike. A base para os primeiros dias será Locarno. Saindo do aeroporto de Zurique em menos de duas horas se chega à esta cidade. De lá um pequeno grupo de bikers foi levado para Airolo onde foram alugadas bikes para um downhil ou descida de 40 quilometros e 858 metros de desnível até a cidade de Bisca. A diversidade do país começou a aparecer nos primeiros quilômetros. Você sai de uma floresta alpina para encontrar palmeiras mediterrâneas.

Como na descida todo santo ajuda, a viagem, mesmo após uma noite de vôo, foi muito tranqüila. Em Bisca as bikes foram deixadas e de trem o grupo voltou para Locarno, às margens do lago Maggiore para uma merecida noite de sono. O clima quente, ao redor dos 22 graus tornava convidativo uma caminhada ao longo do lago, que é um dos maiores centros de esportes náuticos do país.

Ascona, cidade vizinha, ou Locarno podem ser as bases para aproveitar a região de Ticino(http://www.ticino.ch/). No verão o lago Maggiore e lago de Lugano são as grandes estrelas concentrando as atividades aquáticas.
Um bom exemplo é o Camping Campo Felice, próximo a cidade, que parece, para quem acampa, um verdadeiro paraíso. Com supermercado, restaurante, porto, praia, campo de tênis, futebol, volley de praia e caiaques.




Locarno fica entre o lago Maggiore e as montanhas A parte baixa da cidade é dominada pela Praça de Santo Antonio e é um bom ponto de partida para um city tour.




Uma dica imperdível para conhecer a cidade é fazer o uso do segway um veículo elétrico que o leitor já pode ter visto em algum shopping. Você sobe no segway, e ficando em pé, controla sua direção e velocidade simplesmente inclinando levemente o corpo na direção que deseja ir.




Liderado por um guia local, se deslocar nesse patinete moderno é uma maravilha. Ele tem autonomia para mais de 3 horas de passeio. O difícil é querer devolvê-lo. Os passeios podem ser contratados nos escritório de turismo que fica no Largo Zorzi 1 ao lado do Casinò di Locarno. Um tour de duas horas custa 79 francos e é uma experiência inesquecível.



No alto da cidade encontra-se a igreja da Madona del Sasso que pode ser alcançada por um bondinho próximo a estação de trem. A volta pode ser feita a pé por escadas centenárias que permitirão ao turista contemplar com calma a magnífica paisagem do lago Maggiore. Segundo dizem, foi nesse local que a Virgem Maria apareceu para um monge Franciscano.


• Igreja Madona del Sasso e vista do lago maggiore.

Após uma intensa manhã de atividades aquáticas e um city tour de segway, tomamos um trem até a cidade de Brig onde tomaríamos um teleférico, Única forma de transporte para subir até a encantadora vila de Bettmeralp.


Lá moram 250 pessoas durante o ano, mas existem 4500 leitos para turistas que chegam no inverno e verão. Carro é algo que não se vê por lá. Apenas dois pequenos caminhões elétricos para transporte de materiais para os hotéis. http://www.bettmeralp.ch/e/




A vila é base para inúmeras atividades ao ar livre e ponto de partida para um trekking na geleira JUNGFRAU-ALETSCH que você conhecerá na segunda parte dessa matéria.

Siga-me no twitter : @joseramalho

Leia a segunda parte. clique aqui http://bit.ly/ifwCFE

3 comentários:

Beta Rodrigues disse...

Lugar lindo!
Adorei suas fotos tb!

Bruno Mendes disse...

Impressionante!
Beleza de lugar.

Rodrigo Langeani disse...

Belas dicas, visitar a Suiça no verão está na minha "listinha"para 2012.
E a coceira para levar a bike junto é grande...